quarta-feira, 23 de maio de 2012

Me engana que eu gosto!!!






 Interessante a abordagem da Jornalista Leda Nagle sobre o tema das embalagens em sacolas plasticas!!!                                             
 

"...Qual é a embalagem do açúcar que você compra? Saco plástico. Onde vem o sal que você compra? Em saco plástico. E a farinha de trigo, de mandioca, o fubá, o feijão, o arroz nosso de cada dia? Todos embalados em sacos plásticos. Onde é que você coloca as frutas e os legumes que você compra no supermercado? Em sacos plásticos. Onde vem os remédios que você compra nas farmácias? Em sacolas plásticas. E, por acaso, esta profusão de sacos plásticos que fazem parte do seu dia a dia não poluem o ambiente? Não destroem o planeta? O único saco plástico que polui é a sacola plástica que você recebe dos supermercados?

Aquelas mesmo que você recicla colocando seu lixo de casa. Aquelas que, se for civilizado, você usa para apanhar e descartar as cacas do seu cachorro. Aquelas mesmo que as grandes redes de supermercado querem parar de fornecer a você na hora das compras. E o que eles dizem? Que elas são as responsáveis pela poluição do nosso planeta. Por que só elas? Só o plástico com que elas são feitas poluem rios, destroem as matas, tornam nosso mundo menos habitável? Mas porque só elas? Quem disse? As grandes redes de supermercado. E quem ganha com isto? O planeta? Me engana que eu gosto. Além dos fabricantes de rolos de sacos de lixo, que também são feitos de plástico, quem mais ganha com a proibição das sacolas de plástico são as grandes redes de supermercado que, a partir de agora, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, não terão mais despesa alguma com o consumidor. Depois que ele pagar — e muito bem — os produtos que comprar o problema de levar os produtos para casa passa a ser só do consumidor.

Como você vai levar seus produtos para sua casa? Problema seu. Até porque não são eles que vão entrar nos ônibus cheios, nos trens lotados, no metrô entupido, nas barcas sobrecarregadas, levando uma caixa de papelão. Uma mala sem alça. E ainda querem convencer você, pessoa de boa fé, que está ajudando na reconstrução do planeta. Não é meigo? Não. Acho cínico. E a parte deles? Bom, eles vendem a você sacolas retornáveis. E sabe o que acontece dentro delas? Se você não limpá-las, adequadamente, lavando com água e sabão, bactérias e fungos crescem dentro delas. Sabia também que o correto seria usar uma sacola para carnes, outra para vegetais e outra para produtos de limpeza? Sabia que elas não podem ser feitas de produto muito resistente, com muitas tramas? Porque as bactérias se entranham nos tecidos mais fortes com mais facilidade. E então? Mais tranquilos? Vai dar trabalho, ficará mais caro e você ainda acha mesmo que vai ajudar a salvar o planeta? "  

 

     ....Em foco  sua opinião ,  vc  concorda com a afirmação da jormalista Leda Nagle?   


                                                                               Xero e paz

2 comentários:

  1. Na verdade nos dias atuais, não dá pra "não poluir", não degradar", infelizmente com a vida que levamos é impossível que isso aconteça, isso é utopia! Mas há atitudes que podem contribuir com um menor impacto no planeta! Atitudes como essa, de diminuir o uso de plásticos, e se forem usados, serem reciclados, poupar água e energia elétrica, usar biocombustíveis... Tudo isso contribui pra um menor dano ao planeta! E Funciona sim! Não pra acabar de vez com os impactos, mas pra os suavizar! É claro que nessas políticas de "Sustentabilidade" e de "Ecologicamente corretos" existe interesses próprios e ganhos. Mas "SE É PARA O BEM DE TODOS E A FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO" porque não o fazer???
    Bom, essa é minha opinião!

    Jéssica Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Eu Wilson Jacob acho isto tudo uma grande esperteza dos donos de supermercado, os cliente quem sempre deu renda a eles agora tem que pagar por sacolas vendidas no caixa, e outra eles sempre sobreviverão sem vender as sacolas. Os supermercados tem que criar um jeito de cada cliente deles reciclar sacolas reutilizar de alguma forma existe milhares de ideia para dar ao cliente e sabe quem perde, mas as indústrias de plásticos, que vai ter de demitir... “Só quem ganha são os supermercados”. O Brasil recicla 30% do lixo que produz. 22% dos plásticos são reciclados no País. E se trocamos sacolas plásticas por de papel vai afetar o meio ambiente. Na fabricação de uma tonelada de papel branco e derrubada 30 árvores consumido 80.000 litros de água para fazer papel custa para meio ambiente pense nisso.

    ResponderExcluir

Dedico este espaço para que "O foco seja Você". Expresse sua opinião sobre o tema e nos enriqueça com o seu comentário.Obrigada pela visita.